Contos Sombrios

Chegou a hora de falar sobre mais um clássico do cinema dos nossos imortais sugadores de sangue.
Drácula de 1931 foi o primeiro filme oficialmente baseado na obra de Bram Stoker, como dito no post anterior Nosferatu também havia sido inspirado no livro de Stoker, porém sofreu com direitos autorais e praticamente sumiu do cinema (hoje o filme está em domínio público).
O filme apesar de ser baseado no livro, é na verdade uma adaptação da peça que Hamilton Daene e John L. Balderston escreveram para Broadway em 1927, afinal a Universal Pictures não podia pagar por uma por uma obra fiel ao livro devido a problemas financeiros durante a grande depressão norte-americana.
Drácula é um filme que cria um clima pesado, e não faz o que está passando na tela soar ridículo como outros filmes do gênero fazem.Lindos cenários sujos com uma fotografia que ilumina de forma amedrontadora.Nesse filme tudo tem seu tempo, Drácula não se apressa, é lento, bem pensado e cada movimento está em seu lugar.O longa ainda pega algumas características de filme mudo, como por exemplo, uma pessoa falar "este crucifixo"  e em seguida aparecer um crucifixo estático na mão de alguém.Era um cinema que ainda estava se acostumando a falar.
Bom o filme seria um fiasco se quem interpretasse Drácula não se adaptasse as características da produção, então o diretor Tod Browning foi buscar na peça o seu vampiro ideal.Bela Lugosi um húngaro que mal falava inglês foi escalado para fazer o papel do conde Drácula.
Lugosi é a marca do filme, seu timing era perfeito, por não falar nem uma palavra em inglês Bela Lugosi memorizou suas falas foneticamente e isso resultou em uma interpretação aterrorizante.Ele falava de forma pensada e com um ritmo assustador, seu olhar fixo e dominador e seu charme macabro fizeram dele um ícone dos filmes de terror.O livro de Stoker não mencionava um vampiro com um falar pausado e sinistro, mas isso se tornou uma característica dos vampiros após a interpretação de Lugosi, isso e seu olhar misterioso.
Drácula de 1931 é um dos melhores filmes de vampiro, apesar de ter algumas falhas como um final muito simples.A obra serviu de inspiração para futuras gerações e marcou o nome dos vampiros no cinema.

 A interpretação impecável de Bela Lugosi o transformou num ícone do cinema e em inspiração para muitos !


Sinopse: Na noite sinistra dos "Walpurgis", após uma travessia de carruagem pelos Montes dos Cárpatos na Europa Central, o advogado Renfield chega ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele não sabe mas seu nobre anfitrião é um vampiro, que se alimenta de sangue humano e só pode sair à noite, seja como um humano, ou transmutado em um morcego, lobo ou mesmo uma espessa névoa. O Conde deixa Renfield inconsciente com uma droga misturada a um vinho, o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Renfield cuida para que Drácula seja transportado em seu caixão por navio, o Vesta, até Londres. Ao chegar ao porto da cidade britânica, a tripulação do Vesta está toda morta e o único aparente sobrevivente é Renfield, completamente enlouquecido e se alimentando do sangue de pequenos animais. Ele é enviado a um manicômio, enquanto Drácula começa seu ataque aos londrinos. Drácula atrai Mina Seward, filha do Dr. Jack Seward e que cuida do manicômio. Quando Mina passa a agir estranhamente, o Dr. Seward chama seu amigo, o Dr. Abrahan Van Helsing, que percebe que a moça foi vitimada por um vampiro. Ele encontra Drácula e logo o identifica como sendo a criatura que atacou Mina, pois o conde não reflete no espelho e sente repulsa por uma erva (que depois seria traduzido por alho). Então juntamente com o irmão de Mina, John, eles tentam impedir que o maligno conde continue com seus planos inumanos

ELENCO:
Bela Lugosi como Conde Drácula
Helen Chandler como Mina Harker
David Manners como John Harker
Dwight Frye como Renfield 
Edward Van Sloan como Abraham Van Helsing
Hebert Bunston como Doutor Jack Seward
Frances Dade como Lucy Weston 
Joan Standing como Briggs
Charles K. Gerrard como Martin


Segue o link do filme no youtube




Categories:

Leave a Reply

Washington da Silva Pacheco. Tecnologia do Blogger.