Contos Sombrios

Chegou a hora de falar sobre mais um clássico do cinema dos nossos imortais sugadores de sangue.
Drácula de 1931 foi o primeiro filme oficialmente baseado na obra de Bram Stoker, como dito no post anterior Nosferatu também havia sido inspirado no livro de Stoker, porém sofreu com direitos autorais e praticamente sumiu do cinema (hoje o filme está em domínio público).
O filme apesar de ser baseado no livro, é na verdade uma adaptação da peça que Hamilton Daene e John L. Balderston escreveram para Broadway em 1927, afinal a Universal Pictures não podia pagar por uma por uma obra fiel ao livro devido a problemas financeiros durante a grande depressão norte-americana.
Drácula é um filme que cria um clima pesado, e não faz o que está passando na tela soar ridículo como outros filmes do gênero fazem.Lindos cenários sujos com uma fotografia que ilumina de forma amedrontadora.Nesse filme tudo tem seu tempo, Drácula não se apressa, é lento, bem pensado e cada movimento está em seu lugar.O longa ainda pega algumas características de filme mudo, como por exemplo, uma pessoa falar "este crucifixo"  e em seguida aparecer um crucifixo estático na mão de alguém.Era um cinema que ainda estava se acostumando a falar.
Bom o filme seria um fiasco se quem interpretasse Drácula não se adaptasse as características da produção, então o diretor Tod Browning foi buscar na peça o seu vampiro ideal.Bela Lugosi um húngaro que mal falava inglês foi escalado para fazer o papel do conde Drácula.
Lugosi é a marca do filme, seu timing era perfeito, por não falar nem uma palavra em inglês Bela Lugosi memorizou suas falas foneticamente e isso resultou em uma interpretação aterrorizante.Ele falava de forma pensada e com um ritmo assustador, seu olhar fixo e dominador e seu charme macabro fizeram dele um ícone dos filmes de terror.O livro de Stoker não mencionava um vampiro com um falar pausado e sinistro, mas isso se tornou uma característica dos vampiros após a interpretação de Lugosi, isso e seu olhar misterioso.
Drácula de 1931 é um dos melhores filmes de vampiro, apesar de ter algumas falhas como um final muito simples.A obra serviu de inspiração para futuras gerações e marcou o nome dos vampiros no cinema.

 A interpretação impecável de Bela Lugosi o transformou num ícone do cinema e em inspiração para muitos !


Sinopse: Na noite sinistra dos "Walpurgis", após uma travessia de carruagem pelos Montes dos Cárpatos na Europa Central, o advogado Renfield chega ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele não sabe mas seu nobre anfitrião é um vampiro, que se alimenta de sangue humano e só pode sair à noite, seja como um humano, ou transmutado em um morcego, lobo ou mesmo uma espessa névoa. O Conde deixa Renfield inconsciente com uma droga misturada a um vinho, o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Renfield cuida para que Drácula seja transportado em seu caixão por navio, o Vesta, até Londres. Ao chegar ao porto da cidade britânica, a tripulação do Vesta está toda morta e o único aparente sobrevivente é Renfield, completamente enlouquecido e se alimentando do sangue de pequenos animais. Ele é enviado a um manicômio, enquanto Drácula começa seu ataque aos londrinos. Drácula atrai Mina Seward, filha do Dr. Jack Seward e que cuida do manicômio. Quando Mina passa a agir estranhamente, o Dr. Seward chama seu amigo, o Dr. Abrahan Van Helsing, que percebe que a moça foi vitimada por um vampiro. Ele encontra Drácula e logo o identifica como sendo a criatura que atacou Mina, pois o conde não reflete no espelho e sente repulsa por uma erva (que depois seria traduzido por alho). Então juntamente com o irmão de Mina, John, eles tentam impedir que o maligno conde continue com seus planos inumanos

ELENCO:
Bela Lugosi como Conde Drácula
Helen Chandler como Mina Harker
David Manners como John Harker
Dwight Frye como Renfield 
Edward Van Sloan como Abraham Van Helsing
Hebert Bunston como Doutor Jack Seward
Frances Dade como Lucy Weston 
Joan Standing como Briggs
Charles K. Gerrard como Martin


Segue o link do filme no youtube




Read More …

...Londres não era exatamente linda naquele tempo, e longe de estar nos padrões de higiene também.Bom era o começo de uma revolução industrial, a cidade estava em desenvolvimento, os teares davam lugar as fábricas e a vida das pessoas estava se transformando.Os marginais tomavam conta das ruas, e a pobreza fazia parte da vida de  quase toda a população da cidade.
Luciel me levou para conhecer a cidade, para que eu me acostumasse com a vida na capital londrina e para me ensinar a caçar e me alimentar de forma segura e discreta.A cidade era de longe o meu sonho de consumo, os bairros operários eram um emaranhado de cortiços onde a pobreza era sempre vista e a marginalidade era constante.Fomos a um bordel da cidade onde vampiros não precisavam se esconder, as proprietárias do local tinham acordos firmados com a aristocracia dos vampiros de Londres.
Encontramos um amigo de Luciel, que dizia ter quatrocentos anos de idade, mas sem interesses na reunião dos anciões, conversar com um vampiro mais velho foi uma boa experiência.Ele me disse que o impulso que a besta nos faz é controlável, dizia ele que chegou a conhecer vampiros que conseguiram controlar o impulso pelo sangue e até chegaram a andar no sol novamente.
As garotas do bordel eram pagas para que os vampiros da cidade pudessem se alimentar, mas algo me dizia que aquilo não iria me satisfazer, por algum motivo eu preferia a caça.Luciel chamou uma garota para nossa mesa que me ofereceu seu pescoço, senti o sangue pulsando nas veias da meretriz , seu coração batia em ritmo acelerado, não pude me conter e cravei minhas presas no pescoço da jovem e continuei sugando o seu sangue até o ponto de secar, não foi suficiente eu queria mais sangue, me levantei peguei outra.Quando me dei conta tinha tomado todo o sangue do corpo de cinco prostitutas.Luciel conversava com a responsável pelo local sobre o incidente e eu estava preso por correntes que queimavam minha pele, mas algo esta errado, comecei a sentir uma fome ainda maior do que aquela que senti quando me alimentei pela primeira vez, meus esforços para romper as correntes foram totalmente em vão, lembro de alguém me dizer:
_Desista filho, não vai conseguir se livrar da prata!
Desesperado implorei a Luciel que tirasse as correntes de mim e me deixasse caçar, ele negou o pedido e disse que eu já havia tomado sangue o suficiente para me manter por dez dias, parecia besteira perto da fome que eu ainda sentia.Fui levado à mansão do príncipe e colocado a frente do conselho dos anciões de Londres.
O lugar me fazia sentir tão pequeno e fraco quanto uma formiga perante um elefante. Eu não podia ver ninguém, apenas ouvi as vozes me dizendo que a maldição da gula era consequência do sangue de Anna, a voz apenas disse:
_Anna é conhecida pelos vampiros que sabem de sua história como a “pecadora”, creio ser o dever desse conselho contar a você jovem criança tudo sobre sua senhora.Anna foi a causa da discórdia entre as treze famílias geradoras da atual aristocracia cainita, era apenas uma humana quando teve contato com o mundo dos amaldiçoados.Anna foi até um dos vampiros mais influentes do tempo e lhe pediu para que fosse transformada em sua criança, o vampiro recusou afinal era um nobre e não sentia prazer nenhum em passar sua maldição adiante.Então Anna foi a outro vampiro e disse que o vampiro anterior lhe ofereceu um desafio, se ele honrasse suas presas iria ao encontro do nobre para um duelo. Essa ação gerou uma guerra entre os vampiros e fez com que treze estacas fossem enfiadas nos corações dos treze vampiros daquela geração, dizem que alguns escaparam deste torpor, outros dizem que esses vampiros mitológicos ainda estão espalhados pelo mundo em seu sono até que alguém retire a estaca de seu coração morto. Como queria Anna foi transformada em um vampiro, porém não foi um rito tradicional, não foi usado somente o sangue de um vampiro para trazê-la ao nosso lado, todos os treze vampiros deram seu sangue a Anna, eles concordaram que era um castigo apropriado para ela ser filha de treze famílias rivais, não sabiam eles que o sangue de tantos vampiros traria a nossa sociedade uma maldição, a gula, um vampiro que vive sobre a influência da gula não consegue se livrar do impulso da besta, ele não para de beber sangue até que se sinta satisfeito.Essa maldição , essa praga gerada pela pecadora gerações atrás é perigosa e pode ameaçar a segurança de nossa sociedade.Anna é uma vampira muito antiga e tem seus truques para se esconder do conselho.Garoto, você sairá em busca de Anna  a mando do conselho dos anciões de Londres e a trará para nós, seu laço com ela deve ser suficiente para que a encontre.É sua responsabilidade trazer a nós a pecadora, nem que para isso precise cravar uma estaca em seu peito.Não se preocupe você não vai viajar sozinho, você irá junto de uma escolta para sua proteção e para seu controle e leve Luciel com você ele tem interesse em encontrar Anna.Não falhe com este conselho criança, ou se arrependerá amargamente...

Read More …

 Pensando com meus botões e olhando alguns artigos na net, decidi fazer alguns posts falando sobre os clássicos do cinema "vampiresco". Começando por Nosferatu filme mudo alemão dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau ,um dos grandes do "expressionismo alemão". 
O filme é magnifico, sua ambientação ,o clima fúnebre, sua fotografia monocromática e granulada. Sem falar é claro na interpretação de Max Schreck que faz um vampiro repugnante e assustador , mas capaz de provocar pena em alguns momentos, porém em pouco tempo causar repulsa e voltar a pose de um simples parasita.
Nosferatu foi livremente baseado no livro Drácula de Bram Stoker, porém com algumas diferenças, tais como o nome de alguns personagens , Drácula em Nosferatu é o conde Orlok .
O filme quase se extinguiu antes mesmo de virar o clássico que é hoje, houveram problemas com direitos autorais por Murnau ter se baseado na obra de Stoker sem permissão, mas alguma cópias da obra se salvaram  e foram trabalhadas e lançadas. 


SINOPSE: Em 1838, Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela.

ELENCO:
Max Schreck como Conde Orlok / Nosferatu
Greta Schröder como Ellen Hutter
Karl Etlinger como Matrose
John Gottowt como Professor Bulwer
Ruth Landshoff como Lucy Westrenka
Georg H. Schnell como Westrenka
Gustav von Wangenheim como Thomas Hutter
Gustav Botz como Dr. Sievers



                       Nosferatu pra muitos é o melhor filme de vampiro de todos os tempos!!


                     Segue o link do filme no youtube (já vi várias vezes e recomendo ^^)
                                  http://www.youtube.com/watch?v=m1qgZedFWIo
Read More …

...Fiquei estagnado olhando fixamente pro vampiro em minha frente, não consegui dizer nada, ele era muito diferente de Anna.Enquanto a vampira me instigava com seu olhar envolvente, aquele homem me fazia hesitar, me fazia perceber que eu era muito pequeno e fraco perante ao mundo que se abria a mim.
_Garoto! Não ouviu? Um pouco de vitae faria bem não acha?
_Vitae?Desculpe mais não consigo compreendê-lo.
_Nossa você é mais jovem do que eu pensava, seu senhor não lhe ensinou nada sobre a nossa sociedade?
_Meu senhor? Se está se referindo ao meu criador, eu não sei onde ela está. Seu nome é Anna.
_Anna? Entendo, então você é uma criança daquela anarquista.Faz sentido ela ter lhe abandonado, porém você precisa de proteção garoto, alguém precisa lhe mostrar a sociedade dos imortais até que você possa seguir com sua próprias pernas.Ficaria honrado de cuidar de uma criança daquela mulher.
_Desculpe, mas receio não poder aceitar a sua tutela, peço apenas que me diga o que sabe sobre Anna.
_Não me entenda errado garoto, eu não disse que era opcional vir comigo.Então venha e siga viagem comigo, lhe contarei sobre Anna no momento certo.
Nesse momento eu percebi que o melhor a se fazer era ir com aquele vampiro, seria realmente útil para mim conhecer melhor o mundo dos imortais.
_Certo aceitarei sua ajuda, se puder me dizer o seu nome!
_Desculpe minha falta de modos.Me chamo Luciel , poderia me dizer o seu ?
_Edgar
Mais tarde eu descobriria que o sobrenome de Luciel era de uma família muito antiga, que tinha tradição de formar seus homens caçadores de vampiros.Essa família tinha uma insígnia que era carregada por todos os caçadores.Isso não é assunto para o momento.
Dentro de poucos dias nós partimos de minha amada Veneza, Luciel dizia que não era seguro continuar naquela cidade, ele me explicou que cada cidade tinha um príncipe, um vampiro do alto circulo que era escolhido por um conselho de velhos anciões para tomar as decisões e ser o juiz de cada lugar.E o príncipe de Veneza estava furioso com os vampiros descuidados que estavam causando problemas, e Luciel era um desses, após deixar uma vitima fugir, ela espalhou boatos sobre ele ser um sugador de sangue.
Nosso destino era Londres, meu acompanhante dizia que era a melhor cidade para se treinar um vampiro jovem como eu.Foi uma longa viagem até Londres, não pretendo entrar em detalhes, pois creio não serem necessários e temos poucas horas antes do sol nascer.
Chegamos ao nosso destino e já era noite, perfeito para realizarmos nossas ambições. Luciel foi logo ao encontro de seu amigo o príncipe de Londres , um vampiro muito velho e de muita influência. Não tivemos dificuldades para encontrá-lo, meu amigo sabia muito bem onde ir. Chegamos a uma grande residência em uma estreita avenida, fomos recebidos muito bem pelos empregados da casa.Nos sentamos em uma sala muito bonita e bem organizada, dois guardas atrás de nós nos informaram que o príncipe estava a caminho.
Para minha surpresa o príncipe de Londres era uma mulher.Alta, longos cabelos amarelos, olhos azuis e encantadores, um ar de impiedosa.Sua presença era quase sufocante para mim.
_O que traz meu velho amigo novamente aos meus domínios? O que fez desta vez Luciel?
_Majestade, peço apenas a sua proteção e a permissão para que viver novamente na cidade.Tenho comigo uma criança que foi criada a partir do sangue da pecadora, e ele precisa de cuidados, precisa aprender a sobreviver e além de tudo precisa ficar escondido de Samuel.
_Anna criou um cainita? Aquela irresponsável sabe a maldição que o seu sangue traz para as suas crianças, se esse garoto não for instruído de maneira a conter sua besta, nossa máscara estará seriamente comprometida.
_Exatamente por isso que estou lhe pedindo por proteção, sua cidade é a melhor para se criar um vampiro jovem, aqui ele poderá a controlar os impulsos da maldição da gula e controlar sua besta.
_Estamos de acordo Luciel, farei de você o senhor e responsável pela criança de Anna.Enquanto isso falarei ao conselho, e verei o  que os anciões decidiram sobre Anna.
Fiquei de certa forma assustado com a conversa dos dois, o sangue de Anna carregava uma maldição e essa mesma havia sido transmitida a mim. Eu não sabia o significado, mas dentro de poucas horas eu descobriria o que as palavras Gula e Besta queriam dizer...
Read More …

Washington da Silva Pacheco. Tecnologia do Blogger.